Rede de Atenção às urgências as Emergências (REU)

Rede de atenção às urgências e Emergências (REU)!

Você sabe o que é Rede de atenção às urgências e Emergências (REU)?

A rede de Urgências, reformulada pela política nacional de atenção às urgências através da portaria de número 1600 de 2011, é uma organização dos serviços de saúde (UPAs, SAMU, ESFs, Hospitais, etc), organizados de forma regionalizada e hierarquizada, visando ampliar e qualificar o atendimento humanizado a todos usuários em situação de urgência e emergência de forma ágil, integral e oportuna, para reduzir complicações e salvar vidas.

Vale ressaltar que o funcionamento em rede dos serviços de urgência e emergência deve garantir diagnósticos e tratamentos rápidos e efetivos evitando sequelas e mortes.

Qual o eixo orientador da criação da Rede de atenção às urgências as Emergências (REU)?

A Rede de atenção às urgências as Emergências (REU), para se tornar resolutiva, foi necessário considerar o perfil epidemiológico e demográfico do Brasil.

De acordo com os dados da secretaria de vigilância em saúde do ministério da saúde (SVS/MS), notou-se que existe uma alta morbimortalidade na população brasileira, em duas faixas etárias distintas:

  1. Jovens de até 40 anos: alta morbimortalidade relacionada á violência e aos acidentes de trânsito entre jovens;
  2. Adultos acima de 40 anos: alta morbimortalidade em consequência de doenças do sistema circulatório, tais como acidente vascular cerebral (AVC) o infarto agudo do miocárdio (IAM).

Embora pareça que essa seja uma informação irrelevante momento que lemos, no entanto trata-se de um dos itens mais cobrados em provas de concurso.

Desde modo, redobre a sua atenção!

Além disso, há um acentuado e rápido envelhecimento da população em resposta a um aumento gradativo da expectativa de vida das pessoas nas últimas décadas, resultando em índices de doenças crônicas não transmissíveis cada vez mais altos.

Concluindo, considerou-se as causas externas, doenças crônicas não transmissíveis, destacando as doenças cardiovasculares (IAM e AVC principalmente) e, também, as doenças infecciosas, para implementar a rede de atenção às urgências.

Vale ressaltar que a Rede de atenção às urgências as Emergências (REU), deve integrar todos os pontos de atenção á saúde e, além disso, deve ampliar e qualificar o acesso aos usuários em situação de urgência e emergência, objetivando um atendimento ágil e oportuno em todo o território brasileiro, levando em consideração os critérios epidemiológicos a densidade populacional.

Referência Bibliográfica

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.600, de 7 de julho de 2011. Reformula a Política
Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema
Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 jul. 2011a. p. 70. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ >. Acesso em 24 de fev. de 2021.

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *