O que é hematose pulmonar?

Hematose pulmonar

Você sabe o que é hematose pulmonar?

A hematose pulmonar é o processo de troca gasosa que ocorre com o sangue quando este passa pelos pulmões. Esse processo também é chamado de respiração pulmonar ou respiração externa, isto porque existe também a respiração interna ou respiração celular.

O que é hematose pulmonar?
O que é hematose pulmonar?

A hematose pulmonar pode ser conceituada como o movimento do gás oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos pulmonares. A troca acontece através da membrana do alvéolo e a membrana do capilar mais próximo que é muito fina.

O sangue venoso que chega aos alvéolos está rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Por outro lado, o ar contido nos alvéolos após a inspiração, está rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. Assim, a membranas semipermeáveis dos alvéolos e dos capilares sanguíneos permitem as trocas gasosas por difusão.

Desde modo, quando o sangue percorre os capilares pulmonares, ele recebe oxigênio dos alvéolos e perde gás carbônico para os alvéolos. O sangue venoso, rico em gás carbônico, passa a ser arterial, rico em oxigênio.

O faz ocorrer as trocas gasosas nos pulmões?

Isto ocorre por causa da pressão parcial de cada gás. Os gases difundem-se de áreas que apresentam uma pressão parcial maior para as áreas que apresentam uma pressão parcial mais baixa.

Pressão Parcial dos Gases

O ar atmosférico é composto por vários gases como oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio, vapor d’agua e outros. A Pressão atmosférica é a soma da pressão parcial de cada um desses gases:

  • Pressão atmosférica de 760 mmHg = pressão parcial do oxigênio + pressão parcial do gás carbônico + pressão parcial do nitrogênio + pressão parcial do vapor d’água.

Deste modo é possível calcular a pressão parcial de cada gás dentro da mistura total, multiplicando a porcentagem do gás pela pressão total da mistura.

Por exemplo, se o oxigênio é 21%, basta multiplicar 21% pelo valor total da pressão atmosférica que é 760 Hg e assim teremos 160 mmHg.

  • 21% x 760 mmHg (pressão atmosférica) = 160 mmHg (pressão parcial do oxigênio).

A pressão parcial media do oxigênio nos alvéolos é 105 mmHG e no sangue capilar é de 40 mmHG. Assim, o oxigênio desloca-se dos alvéolos para os capilares até que a pressão se iguale nos dois locais.

No mesmo tempo, a pressão parcial do carbônico no sangue capilar é de 45 mmHg e nos alvéolos é de 40 mmHg. Dessa forma, o gás carbônico se desloca para os alvéolos até que as pressões nos dois ambientes se igualem.

Porém, as pressões parciais nunca vão se igualar, pois o ar inspirado é logo expirado, retirando dali o gás carbônico. O próximo volume corrente de ar nos pulmões terá novamente uma pressão parcial de oxigênio mais alta e uma pressão parcial de gás carbônica mais baixa em relação ao sangue venoso.

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *