O que é êmese?

O que é Êmese?

O termo êmese, também chamado de vômito, refere-se a uma expulsão violenta e forçada, por meio da boca e ás vezes pelo nariz, do conteúdo situado no estômago e de vez enquando do intestino.

Normalmente o vômito é precedido de náusea ou enjoo, acompanhado taquicardia, sudorese, palidez, sialorreia (produção excessiva de saliva) e lassidão (fraqueza, diminuição das forças).

O vômito tem uma função muito positiva no organismo, apesar do mal esta. Ela é um reflexo de proteção contra a ingestão acidental de alimentos contaminados e veneno.

Em outras situações, pode ser ser desencadeado por:

  • dor visceral como cólica renal;
  • Distúrbios emocionais como ansiedade, medo, estresse, visões, audição, odores e sabores desagradáveis;
  • gastrite;
  • irritação da mucosa gastrointestinais;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • insuficiência cardíaca congestiva; e
  • sintomas iniciais doenças graves como meningoencefalites, tumores cerebrais ou obstruções intestinais.

Quais são os tipos de vômitos?

Os vômitos são classificados quanto ao aspecto e conteúdo em:

  • Vômitos Alimentares;
  • Vômitos Aquosos;
  • Vômitos biliosos;
  • Vômitos Mucosos;
  • Vômitos Porráceos;
  • Vômitos Fecaloides;
  • Vômitos com Sangue; e
  • Vômitos “em jato” ou “em projétil”.

Leia também:

O que é hematêmese?

Vômitos Alimentares

Os vômitos alimentares são constituídos por alimentos.

Geralmente quando há alimentos inalterados, pode estar ocorrendo uma obstrução alta, acima da cárdia.

 

Vômitos Aquosos

São compostos de saliva deglutida ou de secreção esofagiana. Geralmente indicam problemas no esôfago.

 

Vômitos Biliosos

São vômitos tingidos por bile. Eles uma variação de tonalidade que vai da cor verde-claro ao verde-musco.

Geralmente indicam obstrução localizada abaixo da ampola de Vater. Pode ocorrer também em pacientes sépticos e em casos de êmese muito prolongada após a eliminação total do conteúdo gástrico.

 

Vômitos Mucosos

Os vômitos mucosos apresentam muco de aspecto gelatinoso. Esse tipo de vômito é encontrado em alguns  tipos de gastrite e em distúrbios respiratórios quando há uma grande quantidade de deglutição de secreção como em sinusites e bronquites.

 

Vômitos Porráceos

São vômitos que apresentam uma coloração verde, resultantes da mistura de secreção gástrica, duodenal, biliar e, também, de fezes. Os vômitos porráceos ocorrem nas obstruções intestinais, íleo paralítico e peritonites.

 

Vômitos Fecaloides

Os vômitos fecaloides apresentam uma tonalidade verde ou escura e tem o cheiro de fezes. Esse tipo de vômito indica peritonite ou obstrução baixa de íleo ou colo.

 

Vômitos de Sangue

Os vômitos com sangue variam desde algumas “raias de sangue” até a hematêmese. Esses vômitos são um sinal de sangramento discreto a intenso do duodeno, estômago ou duodeno.

Se o vômito é de vermelho-vivo, significa que o sangue teve pouco ou nenhum contato com o estômago e a origem do sangramento pode ser na cárdia ou acima dela, ou em casos de hemorragia gástrica muito volumosa.

Já vômitos em borra de café, significa que o sangue teve contato com o suco gástrico e isto é sinal de sangramento lento do duodeno, estômago ou esôfago.

Por vez, os vômitos sanguinolentos podem ocorrer por deglutição em casos de trauma de boca, epistaxe e fissura mamária.

 

Vômito “em jato” ou “projétil”.

O vômito “em jato” é súbito, inesperado, podendo ou não ser precedido por náuseas. Esse tipo de vômito é comum em quadros obstrutivos e semiobstrutivos do trato intestinal como na estenose pilórica e nas intoxicações.

Também pode ocorrer êmese “em jato” em quadros de hipertensão intracraniana.

Quais são as Fases do Vômito?

A vômito ou êmese tem três fases:

Fase 1 – Náuseas, fase de pré-ejeção ou prodrômica;
Fase 2 – Vômito seco e vômito propriamente dito;
Fase 3 – Fase de resolução da náusea.

Fase 1 – Náuseas

Sabe aquela sensação desagradável que sentimos na região do estômago e na garganta relacionada com a vontade de vomitar ou aquela sensação que iremos vomitar naquele instante?

Então, essa sensação é a náusea ou o enjoo, e ela pode preceder o vômito. Ela é caracterizada por salivação, palidez, taquicardia, vasoconstrição cutânea, dilatação pupilar e outros.

Fase 2 – Vômitos secos e vômitos propriamente ditos

Antes dos vômitos se iniciarem, frequentemente acontecem os chamados vômitos secos.

O que são vômitos secos?

O vômito seco é ânsia ou sensação de vômito, porém sem expelir nada pela boca.

Nesse tipo de vômito, ocorre movimentos inspiratórios rítmicos e sincrônicos com o diafragma e os músculos abdominais e intercostais, enquanto que a glote e a boca permanecem fechadas impedindo a saída do conteúdo gástrico.

Não se tem a expulsão do conteúdo estomacal porque no momento em que ocorre o aumento da pressão intra-abdominal,  não há ainda o aumento da pressão intratorácica.

A nível estomacal, a parte mas baixa desse órgão, o antro, contrai enquanto que a parte mais alta, o fundo, relaxa, fazendo com o conteúdo gástrico oscile entre o estômago e o esôfago.

Diferentemente dos vômitos secos, o vômito propriamente dito é a expulsão do conteúdo estomacal por meio da boca e por vezes, pelo nariz.

Nesse caso, há o aumento tanto da pressão intra-abdominal quanto da pressão intra-torácica ao mesmo tempo que ocorre a abertura da glote. Isso faz com que o alimento seja forçado a sair.

Fase 3 – Fase de resolução da náusea

Após os vômitos e a extinção da causa dos mesmos, ocorre o alívio da náusea.tipos de vômito

 

Referência Bibliográfica

VASCOCELLOS, Marcus; DUARTE, Marco; MACHADO, Márcia. Vômitos: abordagem diagnóstica e terapêutica. Revista de Medicina Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <www.scielo.com>. Acesso em 08 de set. de 2020.

 

 

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *