Curativo de Hidrocolóide – Tudo o que você precisa saber!

Curativos e Coberturas

O que são curativo de hidrocolóide?

curativos hidrocoloides, hidrocoloide indicação, hidrocoloide gel, hidrocoloide, hidrocoloides, placa hidrocoloide, hidrocoloide curativo, hidrocoloide placa, curativo hidrocoloide para escaras, hidrocolóides, hidrocoloide como usar, curativo hidrocoloide para escaras, hidrocoloide para que serve, curativo com hidrocoloide, hidrocoloide para que serve, hidrocoloide para escaras, o que é hidrocoloide, hidrocoloide indicação, hidrocoloide indicação e contraindicação, hidrocoloide é

O curativo de hidrocoloide é feito com uma cobertura à base de carboximetilcelulose, pectina ou gelatina ou uma associação destas, que tem a finalidade de manter o meio úmido, e deste modo, são indicadas para feridas não infectadas, com pouco ou nenhum esxudato.

Trata-se de uma cobertura oclusiva, interativa, que tem a finalidade de manter a ferida úmida, e apresenta grandes benefícios por promover o desbridamente autolítico, reduzir o risco de infecção, servir como barreira térmica, microbiana e mecânica e também de reduzir atrito, o que dificultaria a cicatrização.


Qual é o mecanismo de ação dos curativos de hidrocolóides?

curativos hidrocoloides, hidrocoloide indicação, hidrocoloide gel, hidrocoloide, hidrocoloides, placa hidrocoloide, hidrocoloide curativo, hidrocoloide placa, curativo hidrocoloide para escaras, hidrocolóides, hidrocoloide como usar, curativo hidrocoloide para escaras, hidrocoloide para que serve, curativo com hidrocoloide, hidrocoloide para que serve, hidrocoloide para escaras, o que é hidrocoloide, hidrocoloide indicação, hidrocoloide indicação e contraindicação, hidrocoloide é

Quando o curativo entra em contato com o exsudato presente na ferida, a camada hidrolóide, promove a formação de um gel coesivo, que proporciona um ambiente úmido.

Já o filme de pliuretano presente nessas coberturas, são impermeáveis a água, contaminação externa e bactérias, o que confere uma barreira protetora no leito da ferida.


 

Quais são as indicações de uso do Hidrocolóide?

As coberturas por Hidrocolóide, são ótimas para:

  • Prevenção de lesão por pressão não infectadas;
  • Feridas abertas e planas;
  • Feridas cavitárias e como pouca a moderada exsudação, visto que são curativos úmidos;
  • Feridas agudas superficiais em estágios finais de cicatrização;
  • Queimaduras superficiais de espessura parcial;
  • Feridas de regiões doadoras;
  • Abrasões da pele.

Vale ressaltar que o Hidrocolóide, pode ser usada como uma barreira protetora de área perilesional, e também para áreas que são afluentes de estomas.


Quando não se pode utilizar o curativo de hidrocoloide?

Não se pode utilizar em:

  • Feridas muito exsudativas;
  • Feridas infectadas;
  • Feridas cavitárias;
  • Feridas em região sacral, quando o paciente apresenta incontinência urinária ou fecal (devido ao risco de contaminação);
  • Pessoas com sensibilidade aos componetes da fórmula utilizada na fabricação do curativo.

Qual a frequência de troca dos curativos de hidrocolóides?

A frequência de troca do curatico de Hidrocolóide, deve ser de no máximo 7 dias, e sempre que a ferida apresentar saturação da cobertura, ou caso a cobertura se descolar.


Como fazer o curativo?

  1. Faça a higienização da ferida com soro fisiológico a 0,9%;
  2. Seque a pele nas regiões perilesionais;
  3. Meça o tamanho da ferida e aplique o curativo modelando e fixando-o, com pelos 2 cm a a partir das bordas;
  4. Pressione levemente o curativo através das mãos, para que haja uma maior durabilidade.

Observações Importantes

A cobertura de Hidrocolóide, por ser úmida e apresentar baixa absorção, pode causar maceração da área perilesional da ferida, quando se passa do prazo de troca.


Referências

POTT, ET AL. A efetividade do hidrocoloide versus outras coberturas na cicatrização de úlceras por pressão em adultos e idosos: revisão sistemática e metanálise. Revista Latino Americano de Enfermagem. São Paulo, V.22, P. 511-520. Março-Jun, 2014. Disponível em <https://www.scielo.br/>. Acesso em 03 de abril de 2021.

COREN RJ. Parecer CTGAE nº 003/2013 – EMENTA: Prescrição de curativos pelo enfermeiro no âmbito hospitalar e domiciliar. Acesso em 03 de abril de 2013.

TELESAÚDE RS. Tele Condutas – Lesão por pressão. Núcleo de telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Versão digital, 2017

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *