Frequência respiratória normal – Valores

Frequência respiratória normal e anormal

Você sabe qual é o valor da frequência respiratória normal?

A frequência respiratória normal, em estado de repouso, é variável em cada faixa etária, sendo em:

  • Adultos: 16 a 20 incursões por minuto (IPRM ).
  • Menores de 1 ano: 30 a 60 IPRM;
  • De 1 a 3 anos: 24 a 40 IPRM;
  • Pré-escolar (4 a 5 anos): 22 a 34 IPRM;
  • Escolar (6 a 12 anos): 18 a 30 IPRM;
  • Adolescentes (13 a 18 anos): 12 a 16 IPRM.

A frequência respiratória é conceituada como o número de vezes em que o indivíduo respira por minuto. Cada respiração é caracterizada por uma inspiração seguida por expiração e um breve repouso. Cada sequência dessa é chamada é de ciclo respiratório.

Para realizar a contagem da frequência respiratória, observa-se o número de ciclos ou respirações em um minuto através da expansibilidade e retração da parede torácica e abdominal.

Deve-se realizar o procedimento de contagem da frequência respiratória sem aviso prévio ao paciente com o intuito de prevenir a ansiedade e assim, prevenir o aumento da frequência respiratória em função dessa ansiedade. A contagem da respiração pode ser realizada imediatamente após a contagem das pulsações.

Os valores de frequência respiratória normal são chamados de eupneia. Já os valores anormais, para esses, temos as seguintes terminologias, bradipneia, taquipneia, hiperpneia e apneia.

Eupneia

A frequência respiratória normal é aquela que está dentro dos valores normais para a idade.  É caracterizada por uma inspiração seguida por uma expiração e uma pausa breve.

Qual é o valor da frequência respiratória normal?

O modo de respiração eupneia é inconsciente e fácil.

O que é Bradipneia?

A bradipneia refere-se á frequência respiratória baixa, aquela que está abaixo dos valores considerados normais para a idade.

Em pacientes adultos, uma frequência respiratória abaixo de 16 incursões por minuto é considerada bradipneia.

A bradipneia pode ser causada por:

  • Elevação da pressão intracraniana;
  • Depressão do centro respiratório;
  • Overdose por narcóticos;
  • Hipotermia;
  • Deterioração severa na condição do paciente.

Taquipneia

Por outro lado, uma frequência respiratória acima de 20 incursões por minuto em adultos, é considerado taquipneia ou polipneia.

A taquipneia é caracterizada por uma respiração rápida e superficial.

A taquipneia é o primeiro indicador de dificuldade respiratória. Pacientes com taquipneia podem estar com febre, ansiedade, acidose metabólica, anemia grave, pneumonias, dor, problemas respiratórios, e outros.

 

Hiperpneia

A hiperpneia é caracterizada por uma frequência respiratória maior que 30 irpm, em pacientes adultos que pode estar acompanhada por hiperventilação ou não. A respiração é rápida e profunda.

Quais são as causas de hiperpneia?

A hiperpneia pode ser causada por acidose metabólica, ansiedade e febre.

 

Referências Bibliográficas

BARE, B. G., SUDDARTH, D. S. Brunner. Tratado de enfermagem médico-cirúrgico. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

POTTER, P.A., PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7ª ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

PRADO, M. L., GELBECKE, F. L. Fundamentos para o cuidado de enfermagem. 3ª ed. rev. ampl. Florianópolis: Progressiva, 2013.

 

 

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *