Questão: A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes.

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

Resposta é a letra B

Por que a resposta da questão é a letra B?

É importante não só testar os nossos conhecimentos, mas também conhecer o tema profundamente.

Isso porque o ENEM e bancas de concursos públicos e processo seletivos sempre utilizam os assuntos principais como vacinas e trabalham eles de várias formas.

Vacina contra o vírus da febre amarela

a vacina o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes

A febre amarela é uma doença viral aguda provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o Flavivirus,

É importante destacar que o mosquito Aedes aegypti é mesmo transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Por isso a melhor maneira de combater essas doenças, é evitar a propagação desse mosquito que se dá principalmente por vasilhas d’água e qualquer outro objeto que acumule água a céu aberto.

A principal culpa disso é o lixo jogado no ambiente no ambiente.

Além disso, em áreas que apresentam mata densa e florestas, os mosquitos Haemagogus e Sabethes também podem transmitir a febre amarela.

Portanto, quem viaja para uma área que está em surto de febre amarela, segundo o Ministério da Saúde, deve ter tomado a vacina contra febre amarela pelo menos a 10 dias antes da viagem, respeitando as contraindicações e precauções da vacina.

Agora, para aquelas pessoas que já tomaram 2 (duas) doses antes dos 5 anos de idade ou 1 (uma) dose depois do 5 anos de idade, não precisam de se vacinar contra a febre amarela novamente, uma fez que a imunidade provocada pela vacina dura a vida toda.

Então essas pessoas podem viajar para uma área em surto de febre amarela, desde que leve o cartão de vacina comprovando.

No entanto, existem algumas pessoas que não podem tomar a vacina contra febre amarela.

Essas contraindicações ocorrem porque a vacina da febre amarela é um vírus vivo atenuado, ou seja, trata-se de vírus vivo enfraquecido.

Em outras palavras, o vírus da febre amarela está vivo na vacina e por isso tem o capacidade de produzir infecção assim que a pessoa recebe a vacina, mas não ela não terá a doença.

A partir desse momento podemos compreender que algumas pessoas não podem tomar a vacina.

Embora o vírus sendo atenuado, se uma pessoa que tenha qualquer supressão do sistema imunológico tomar a vacina, o sistema imunológico não dará uma resposta adequada à vacina e ainda poderá ter fortes efeitos adversos.

Além disso, pessoas com alergia aos componentes do ovo também não podem tomar a vacina, pois o vírus atenuado vacinal foi cultivado em ovo de galinha.

Quem não toma a vacina?

  • Crianças abaixo dos 6 meses de idade porque tem o sistema imunológico está imaturo;
    Indivíduos infectados pelo HIV com sintomas e imunossupressão grave com comprovação por exame laboratorial;
  • Pessoas que apresentam história de alergia a qualquer componente da vacina contra febre amarela, como ovo de galinha e seus derivados, além de alergia a gelatina bovina e outras;
    Pacientes com câncer;
  • Pacientes que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina;
  • Gestantes, com exceção daquelas que estão em alto risco, mas só tomarão a vacina se o médico considerar o risco benefício;
  • Mulheres amamentando bebês com até 6 meses, pois o vírus vacinal passa para o leite materno e o organismo da criança nessa idade, ainda não tem o sistema imunológico maduro;
  • Pacientes que forma submetidos a transplante de órgãos;
  • Pessoas que apresentam imunodepressão grave por razão de doença ou de efeito adversos de medicações.

Agora vamos à segunda parte da questão.


Soro antiofídico caso seja picado por uma cobra

Um soro antiofídico é um antídoto contra o veneno da cobra e está disponível em todos os hospitais de todo o país, salvando milhares de brasileiros todos os anos.

Esse produto é um agregado de anticorpos, que ao ser introduzido no sangue do paciente, realiza uma neutralização do veneno tanto no sangue como nos tecidos corporais, evitando a morte desse paciente.

Existem 4 tipos de soro:

→  Soro Anticrotálico: Soro destinado ao tratamento de picada por cobras cascavéis (gênero Crotalus).

→ Antibotrópico: Soro destinado ao tratamento de picada por cobras jararacas (gênero Bothrops).

→ Antielapídico: Soro destinado ao tratamento de picada por cobras da família das corais (gênero Micrurus).

→ Polivalente: Soro destinado ao tratamento de picada por cobras cascavéis que picou o paciente. Esse produto é feito com venenos de jararaca e cascavel.


Contato com a Leptospira sp

A leptospirose é uma doença infecciosa aguda e febril que surge através da exposição direta ou indireta da urina de ratos ou outros animais contaminados com a bactéria leptospira sp.

As infecções ocorrem principalmente em enchentes em que a água dos rios atingem as casas.

A leptospira sp presente na água penetra na pele em em mucosas ocorrendo a infecção.

O tratamento ocorrendo através de prescrições de antibióticos e internações em casos mais graves.

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes, quais são eles?

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes contra organismos e substâncias que podem até matar.

Vamos ver cada uma delas:

  • Vacina: Trata-se de inoculação do próprio agente causador da doença, mas manipulado em laboratório para não produzir doença, estimulando o corpo a produzir anticorpos contra uma doença;
  • Soro: Agregado de anticorpos já produzidos por outros organismos, como cavalos. Ao inocular no ser humano, combate diretamente o veneno, vírus ou bactéria;
  • Antibiótico: Age somente em bactérias.

Quer ser APROVADO em Medicina ou Enfermagem no próximo ENEM começando a estudar agora! Assista o vídeo grátis! Clique aqui!

Leia também:

Sistema Urinário para Enem e Concursos!

 

Que tal receber em seu e-mail uma lista de EXERCÍCIOS DE CÁLCULO DE MEDICAMENTOS para você dominar essa matéria de forma rápida?

Deixe o seu e-mail clicando no link abaixo!

QUERO BAIXAR AGORA

Marcus Vinícius

Enfermeiro, Servidor Público, Coordenador Técnico do CAPS 1 de Lagoa da Prata-MG, empreendedor e blogueiro que dedica parte do seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Enfermagem e Sáude Pública.

Website: http://www.abcdaenfermagem.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *